A pandemia criou a necessidade de adaptar nossas formas de comunicação e de mobilização. É uma crise singular em comparação com períodos anteriores, pois teve em contrapartida as infinitas possibilidades que o mundo virtual oferece. Uma das principais formas de comunicação, mobilização e  debate utilizadas pela sociedade civil nesse contexto foram as chamadas “Lives”, que se popularizaram a partir de abril de 2020. Esta página apresenta alguns exemplos das mais de cem lives mapeadas pelo Resocie. Selecionamos apenas aquelas que contaram com a participação de atores da sociedade civil para debater algum aspecto da pandemia.

O ato virtual “Defender a Amazônia é defender a vida” foi promovido por uma articulação de organizações que atuam nos nove estados da região amazônica: Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Articulação dos Povos indígenas do Brasil (APIB), Via Campesina, Mídia Ninja, Terra de Direitos, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Rede Eclesial Pan-Amazônica, International Rivers e Amigos da Terra. O ato reuniu lideranças comunitárias em depoimentos e ações culturais para celebrar o dia 5 de setembro: Dia da Amazônia. Acesse aqui.

Na quinta-feira, dia 14/04/2020, aconteceu a 8ª reunião virtual do NEB, Núcleo de Estudos da Burocracia. No oitavo encontro, o foco do debate foi o impacto da pandemia sobre as favelas e periferias brasileiras, bem como quais são os desafios e possibilidades de enfrentamento à crise nesses territórios. Participaram da live: Ana Mirtes, moradora e liderança comunitária da Ilha de Deus em Recife; Pedro Bento, aluno de administração pública da FGV e idealizador do Favela sem Corona; Danilo Lima, do movimento Periferia Sem Corona; Jabes Campos, membro da Rede Brasilândia Solidária. Veja aqui.

Entrevista com Preto Zezé, concedida no dia 18 de abril de 2020 para o site Unidade na Diversidade, sobre o atual momento nas comunidades, as ações tomadas até agora e o que ainda precisa ser feito. Além de Preto Zezé o debate contou com o apoio de Rudá Ricci, Tânia Dornellas, Eugênio Peixoto e Osires Gianetti. Acesse aqui.

“Lugar de Quarentena” foi um podcast feito para entender e compartilhar diferentes vivências e impactos do COVID-19 nas periferias, partindo dos distritos de Parelheiros e Marsilac. No dia 24 de abril de 2020 foi lançado o primeiro de 21 episódios (o último é de 25 de maio de 2021). A iniciativa é do grupo “ArquePerifa”. Acesse aqui.

Em 2020, as principais centrais sindicais se uniram para celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Por conta da pandemia do coronavírus, pela primeira vez, a confraternização foi virtual. Centrais sindicais organizadoras: CUT, CSB CGTB, CTB, Força Sindical, Intersindical, NCST, Pública Central do Servidor e UGT. Veja aqui.

Live realizada dia 07 de maio de 2020 no evento “Ciclo de Palestras” produzido pelo grupo Demodê – IPOL/UNB. O tema principal do evento esse ano foi “Ações e Desafios no Enfrentamento do COVID-19 no Brasil”. A live debateu as periferias urbanas no contexto de enfrentamento à COVID-19, e contou com a participação de 3 convidados: Maria das Graças (UMM/SP), Cristiane Benedetto (IBDU) e Thiago Trindade (IPOL/UnB). Acesse aqui.

Mesa de debate online realizada durante o evento “PRÉ ENAPEGS 2020”, realizada no dia 25 de maio de 2020 sobre o seguinte tema: Ação coletiva e novas mobilizações sociais contra as desigualdades. Conta com vários acadêmicos e ativistas que fazem pesquisa sobre o tema: Leonardo Leal (UFAL), Danielle Klintowitz (Instituto Polis), Carla Martelli (UESP) e Raoni Azerêdo (Universidade Federal do Oeste do Pará). Veja aqui.

A Live Periferias contra a Pandemia foi realizada no dia 4 de junho de 2020 pela Fundação Rosa Luxemburgo. Contou com o apoio dos seguintes convidados: Rita de Cássia – representante do MTSB, Débora Dias – coordenadora da UNEafro Brasil, Tiaraju D’andrea – pesquisador do Centro de Estudos Periféricos – CEP, Anielle Franco – do Instituto Marielle Franco, Jussara Basso – coordenação do MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto e Keli Mafort – direção nacional do MST Brasil. Acesse aqui.

Conversa com ativistas realizada no dia 11 de junho de 2020 organizados em movimentos sociais de várias partes do país sobre como nos organizamos para enfrentar questões que já eram graves antes da pandemia e agora estão ainda mais urgentes. Participaram da live os seguintes convidados: Altamira Simões, Ana Lucia, Darcy Costa, Moyses Toniolo, Getulio Vargas Jr. Assista aqui.

Debate “Resistências e estratégias dos movimentos sociais em tempos de pandemias”, realizado em 16 de junho de 2020 pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais (NEMOS) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviços Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PPGSS/PUC-SP). Participaram do debate: Evaniza Rodrigues, Emerson Guarani Nhandeva, Caroline Rodrigues. Acesse aqui.

No dia 17/06/2020, ocorreu mais uma Live do SINTECT-MG, desta vez falando sobre a situação dos Movimentos Sociais e a pandemia. Participaram do debate: Alceu Karipuna, Indígena e professor do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá; o Representante da Comissão Nacional da Liga dos Camponeses Pobres; e Pedro Paulo (Pepê), fundador do SINTECT/MG e da FENTECT e dirigente da Luta Pelo Socialismo (LPS). Acesse aqui.

Webinar “Vidas negras e indígenas e a Covid-19”, realizado no dia 18 de junho de 2020 e organizado pelo Ciência na rua em parceria com a Rede CoVida e Agência Bori. Participaram pesquisadores, ativistas e comunicadores comprometidos com as lutas contra o racismo estrutural da sociedade brasileira e as agressões aos povos indígenas: Rosane Borges, da Universidade de São Paulo (USP), Emanuelle Goes, do Cidacs-Fiocruz, Daniel Munduruku, do Instituto KUA, Ana Carolina da Hora, cientista da computação e criadora do Ogunhe Podcast, e Gilberto Caetano, editor e roteirista, do Diálogos Afrurbanos. Assista aqui.

O Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e o Fórum da Cidade da População em Situação de Rua transmitiram a live “Na contramão da pandemia: como estão as articulações sociais em defesa da vida da população em situação de rua durante a crise do novo coronavírus” no dia 01 de julho de 2020. Houve a participação dos seguintes convidados: Viviane Dallastra, Robson, Luiz Kohara, Nina Laurindo. Acesse aqui.

A segunda live do LABGEF , realizada em 18/07/2020, teve como tema “Movimentos sociais na pandemia: experiências de Florianópolis, Lisboa e Sevilha”, com mediação do Prof. Dr. Francisco Canella e participação dos/as docentes: Dr. Francisco José Cuberos Galhardo (Universidade de Sevilha, Espanha. Assembleia de Alcalá) ; Drª. Simone Frangella (Universidade de Lisboa, Portugal. Grupo Chão); Elisa Jorge (Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLU. BrCidades, SC). Acesse aqui.

Comunicação em tempos de isolamento foi um bate-papo sobre tecnologia como ferramenta para se comunicar e a luta contra as notícias falsas (fake news), realizado no dia 16/07/2020. Participaram do debate: Roni Barbosa – Secretário de Comunicação da CUT Brasil, Natália Bonavides – Deputada Federal | PT-RN e Paulo Salvador – Rede Brasil Atual.

Em julho de 2020, a Prefeitura de São Paulo anunciou que os ambulantes poderiam voltar a trabalhar. Para discutir os desafios da população de ambulantes, o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos promoveu uma live, no dia 22 de julho de 2020, com o tema “Na contramão da pandemia: como anda a luta dos ambulantes frente à crise da Covid-19?” Participaram: Margarida Bernardina dos Santos Ramos, camelô na região do Brás, membro do Fórum dos Ambulantes e da UNICAB – União Nacional de Trabalhadores e Trabalhadores Camelôs, Ambulantes e Feirantes do Brasil; Maira Villas-BôasVannuchi, mestre em planejamento urbano e regional pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional – IPPUR da UFRJ e organizadora da StreetNet Internacional para as Américas e Ana Lídia Aguiar: socióloga, professora da Rede Estadual de Ensino na Zona Sul e doutoranda em Sociologia na Universidade de São Paulo. A mediação foi de Benedito Roberto Barbosa, advogado do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, coordenador na União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMMSP) e da Central dos Movimentos Populares (CMP). Assista aqui.

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-SP promovem a série Saberes e Práticas sobre a pessoa com deficiência: conhecer para transformar. O objetivo é promover o diálogo entre profissionais, estudantes, docentes e demais interessados na temática da pessoa com deficiência. Nesta live o tema é Defesa de direitos e liderança de movimentos sociais em tempos de pandemia, com o sociólogo e mestre em História Política das Relações Sociais Vanderson Pedruzzi e a Dra. Cristiany de Castro, presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo. Veja aqui.

Líderes comunitários da primeira turma do BC Comunidades conversam com a premiada educadora social Bel Santos Mayer sobre transformar o território onde moram. O BC Comunidades identifica, apoia e dá visibilidade para novas lideranças locais. Um programa de expansão da Brazil Conference em parceria com o Insper. Participam da discussão no dia 07 de agosto de 2020: – Audrey Ribeiro da FLIGRAJA (Grajaú SP) – Abidan Henrique do Km23 (Embu das Artes SP) – Flávia Rodrigues do Viela Mais Bonita (Paraisópolis – SP) – Ester Carro do Fazendinhando (Jardim Colombo, SP) – Romeu Mata do CDHU Jardim São Luiz (Jardim São Luiz, SP). Acesse aqui.

Dia 05/08/2020, movimentos sociais de luta de Minas Gerais realizaram uma Live da Campanha Despejo Zero. A transmissão foi pela página no Facebook das Brigadas Populares. O texto de apresentação do evento afirma que: “No meio da maior crise de saúde pública dos últimos cem anos, milhões de famílias em todo o Brasil podem ser tiradas à força de suas casas e colocadas na rua. Para falarmos sobre esse assunto, ouvimos representantes do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto; Movimento de Organização de Base (MOB); Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento de Libertação Popular- MLP, Pastoral de Rua, MTD – Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos, Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Luta Popular, e da Ocupação Cidade de Deus, de Sete Lagoas, MG”. Acesse aqui.

#LIVE “Despejo Zero e Moradia para PopRua: um diálogo entre as remoções e o aumento das pessoas em situação de rua no contexto de pandemia” foi realizada pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos no dia 17/08/2020 e contou com o apoio de convidados para o debate. Acesse aqui.

Esta live discutiu as diversas formas em que os mandatos parlamentares têm atuado em favor da população em situação de rua durante o enfrentamento dos impactos da pandemia do novo coronavírus. Foi realizada no dia 18 de agosto de 2020 e contou com os convidados: Eduardo Suplicy, Soninha Francine, Beth Sahão, Deputada Erica Malunguinho e Juliana Cardoso. Acesse aqui.

O Movimento pela Bancada Evangélica Popular realizou no dia 25 de agosto de 2020 uma live no seu canal do Facebook com diversos representantes dos movimentos sociais evangélicos. O objetivo é fazer o contraponto com a lógica fundamentalista de outros setores e falar da participação política dos evangélicos. Participaram do debate: Will Carvalho, Ariovaldo, Bianca Ramires, Waldicéia de Moraes, Flavia Sá, EIG, Bob Luiz Botelho, Marcos Cesar, Samuel Oliveira, Wilson. Assista aqui.

Nesta edição da série de webinários População e Desenvolvimento em Debate, realizada no dia 26/08/2020, foram discutidos, sob diferentes olhares, os impactos e as possíveis soluções da crise causada pela pandemia a partir de experiências das regiões periféricas no Brasil. Participaram do debate Anielle Franco – Diretora do Instituto Marielle Franco e curadora do Projeto Papo Franco, Preto Zezé – Presidente Global da Central Única das Favelas e Graziela Castello – Diretora administrativa e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Acesse aqui.

Para conversar sobre o que foram as alianças solidárias durante a pandemia, quais os seus limites e potencialidades, o canal Transe Hub realizou uma live, no dia 27/08/2020, com a participação de Victor Hugo Viegas, integrante do Transe, e Zé Antônio – ativista que fez etnografia digital em dezenas de grupos de facebook e de Whatsapp de ajuda mútua durante o período mais intenso de mobilização em busca do auxílio. Veja aqui.

Esta live transmitiu a mesa de debate sobre “Problemas de acesso à justiça para os povos indígenas na matéria da COVID-19”, que foi parte do webinar “Intercâmbio de experiências para a proteção de defensores indígenas contra a COVID-19”, organizado pela Coordinadora de las Organizaciones Indígenas de la Cuenca Amazónica (COICA). A iniciativa é parte do projeto da COICA de formação de defensores indígenas e foi realizada em 16 de julho de 2020.  Veja aqui.