Nessa página apresentamos ações que buscam juntar forças e mobilizar movimentos sociais e comunidade para consolidar mecanismos de campanhas em diversos meios para garantir recursos e formas de contribuir para salvar vidas. São eventos, projetos e ações que unem atos políticos e solidariedade em campanhas diversas para ajudar no combate à pandemia.

3327005-1024x1024

Mais de 360 mil brasileiros/as morreram em razão da pandemia de Covid-19. Como é de conhecimento da comunidade nacional e internacional, parte significativa dessas mortes foi provocada pela decisão do Governo Federal de afrontar a ciência e desprezar a vida da população brasileira, colocando em risco aqueles que tinha por dever proteger.

O agravamento das condições sociais, econômicas e psíquicas decorrentes da ausência de políticas públicas adequadas para a contenção da doença tem esgarçado o tecido social e lançado milhares de brasileiros e brasileiras à própria sorte. Acesse aqui.

Rede Brasileira de Mulheres Cientistas
mn

A reXistência.coletiva é uma iniciativa de ativismo social que parte de uma rede de acadêmicos da pós-graduação e professores em diferentes universidades no Brasil.

O grupo oferece cursos online de formação complementar, cuja arrecadação em valor de inscrições é 100% revertida para doações a organizações de assistência a comunidades trans, negras e indígenas. Acesse mais informações aqui.

Cursos de formação e ativismo social reXistência
kmçlk

#TVPeriferiaEmFoco acompanhou na ilha de Cotijuba, em Belém, a ação de solidariedade no enfrentamento à Covid-19 às famílias ribeirinhas do Pará. O mutirão de solidariedade faz parte da campanha nacional “Estamos Prontos” que já atendeu mais de 740 mil pessoas no Brasil. No Pará a campanha é integrada com a Central de Movimentos Populares – CMP através da Campanha COVID 19: SOLIDARIEDADE NA AMAZÔNIA, uma iniciativa destinada a atender famílias de comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígena e das periferias das cidades que estão passando por dificuldades financeiras, e vem sofrendo com a crise econômica e o desemprego devido à pandemia do novo Coronavírus.

As ações acontecem com a parceria da Cruz Vermelha Brasileira – Pará, SEBRAE, UNICEF, FORD, Natura, Ação da Cidadania, Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil e outros órgãos públicos juntamente com a sociedade civil organizada. Acesse o vídeo aqui.

Covid-19 – Solidariedade na Amazônia
8ranbURz

O Projeto Mandacaru é uma plataforma de colaboração voluntária, na qual a combinação das partes vai gerar um resultado muito maior para enfrentarmos a pandemia do coronavírus.

Estudantes, professores, cientistas, profissionais da saúde, exatas ou humanas podem contribuir das mais diversas formas: divulgando informações baseadas em ciência, combatendo notícias falsas, compartilhando artigos científicos relacionados à Covid-19 (protocolos, tratamentos, equipamentos, técnicas), compartilhando projetos, contribuindo com análises, e influenciando políticas públicas para melhorar a sociedade. Acesse o canal aqui.

Projeto Mandacaru
çççç

Covid nas prisões é uma iniciativa que pretende acompanhar os casos da doença nas instituições de privação de liberdade no Brasil. Além disso, dá informações para mães e familiares, divulga ações judiciais importantes nesse contexto e legislações que respaldam os direitos das pessoas privadas de liberdade.

Covid nas prisões
lllllllllllll

O Fundo Emergencial para a Saúde é incentivado através da campanha Abrace a Saúde, que tem como objetivo chamar a atenção para a saúde pública. É possível fazer sua doação para o Fundo, que a destinará para entidades que estão na linha de frente no combate à pandemia.

A doação também pode ser revertida em testes rápidos produzidos pela Fiocruz, máscaras descartáveis, respiradores e cama de hospital entre outros itens de primeira necessidade pata combater a pandemia e atender os pacientes .

Fundo Emergencial para a Saúde

A Rede “Undocublack”, criada em 2006 em Mimi com o objetivo de proteger os direitos humanos de imigrantes negros, está usando suas mídias sociais para divulgar uma série de ações de apoio a essas comunidades.

Undocublack
WhatsApp-Image-2020-04-06-at-16.07.12-ouljlxctfla0qnmyfmhotfvp8f0bcdoetjji4xzdrs

Várias entidades – como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – se juntaram para defender o Pacto pela Vida e pelo Brasil.

O Pacto é em defesa das medidas de prevenção e contenção para desacelerar a transmissão do coronavírus e seu contágio, e da busca por soluções que visem o bem comum e, em especial, dos mais pobres e vulnerabilizados.

Pacto pela vida e pelo Brasil
aa

É uma iniciativa criada para permitir que pessoas que tenham os sintomas da COVID-19 e não tenham convênio ou como pagar um médico particular possam ser atendidas por voluntários.

A plataforma Missão COVID-19 conecta os médicos voluntários com as pessoas com sintomas, elas se cadastram e rapidamente um médico entra em contato e realiza uma consulta gratuita online.

Missão COVID-19
download

O escritório Cândido Advocacia está oferecendo orientação jurídica gratuita via internet para a população negra e periférica. As consultas são voltadas para questões de discriminação racial, violência doméstica, direitos trabalhista e do consumidor. É possível saber mais sobre a iniciativa através do Instagram do escritório ou pelo número (21) 998196212.

Advogados orientam gratuitamente na pandemia
CMP-Despejo-Zero-1024x1024

Dezenas de representantes de entidades de movimentos populares e sociais se uniram para lançar a campanha “Despejo Zero”, em um evento virtual realizado na tarde desta quinta-feira (23). Eles denunciaram reintegrações de posse e despejos que continuam acontecendo em todo o país, em plena crise sanitária e acelerada transmissão do novo coronavírus (Covid-19), que tirou a vida de mais de 84 mil brasileiros e brasileiras. Leia aqui. Live sobre a Campanha aqui.

Movimentos lançam campanha Despejo Zero para conter ações durante pandemia
kkm,

Um conjunto de entidades voltadas para o setor fiscal propôs uma reforma tributária solidária, que pretende promover justiça social através de instrumentos de progressividade de impostos, ou seja, quem tem mais paga mais. O objetivo principal é que este seja um mecanismo para o combate à desigualdade social. A proposta envolve campanhas, petições online e ações diversas.

A proposta vai na contramão de outras que têm sido colocadas no Congresso Nacional (PEC 45 e PEC 110) e reforça a campanha Taxar Grandes Fortunas para Salvar Vidas.

Reforma tributária solidária
llllllllllllll

A campanha Quartos da Quarentena foi criada pelos Instituto Urbe Urges, Instituto de Arquitetos do Brasil e o Nossas. Propõe usar a rede hoteleira vaga para garantir o distanciamento social aos grupos que não tem condições de concretizá-lo. A iniciativa pretende pressionar os governos federal, estaduais e municipais a adotarem medidas de saúde coletiva que garantam real condição de distanciamento social às famílias de aglomerados, idosos e grupos de riscos. Alguns locais já acolheram a proposta, recebendo a população de rua ou mesmo idosos!

Quartos da Quarentena
kkkkk

A Rede Justiça Criminal publicou nota na qual expõe os riscos para as pessoas privadas de liberdade quanto à proliferação do coronavírus, e a limitação de medidas preventivas em presídios e socioeducativos. A organização defende a redução da população prisional, mediante desencarceramento de idosos, gestantes, lactantes, mães com crianças de até 12 anos, entre outros. Além da substituição para regime menos gravoso, privilegiando a prisão domiciliar quando cabível, a suspensão de mandados de prisão e prisão preventiva por medidas cautelares, a fim de conter a proliferação do vírus.

Rede Justiça Criminal exige medidas contra a COVID-19 em presídios e socioeducativos