Nesta página você tem acesso a outras publicações produzidas nos estudos do Resocie para este Repositório de Mobilizações para combater a pandemia de Covid-19.

Artigo publicado no Nexo Jornal por Rebecca Abers, em coautoria com outras professoras, a respeito das consequências traumáticas da pandemia, luto, o direito à memória e a responsabilização institucional nesse processo. As autoras apontam qual é o papel do Estado na garantia à memória e ao luto de uma experiência traumática, como a pandemia.

Dissertação de mestrado defendida por integrante do Resocie, em junho de 2021. A dissertação oferece uma análise dos principais quadros interpretativos mobilizados pelos coletivos de comunicação das periferias na pandemia de Covid-19. Confira a íntegra do trabalho aqui.

Este artigo compara como a COVID-19 afetou as relações entre o Estado e a sociedade de maneira diferente em dois países relativamente semelhantes: o Brasil e a Argentina. Reunindo as teorias dos movimentos sociais e o institucionalismo ideacional, argumentamos que a variação nas respostas à pandemia da COVID-19 é explicada pelos diferentes papéis desempenhados pelos movimentos sociais dentro e fora do governo e pelas disputas ideacionais contrastantes. Leia o artigo disponível em inglês.

Artigo publicado pelas professoras Rebecca Abers e Marisa von Bülow no El País. O artigo reflete sobre o debate relacionado ao papel do Estado no contexto da pandemia. Afirmam que não basta apenas criticar um Estado liberal e conservador, é preciso defender um Estado que seja democrático.