O cidadão Marco Mendes criou essa petição como uma forma de cobrar ações reais de valorização dos profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid que se viram em uma realidade difícil que os colocou em risco. O autor observa que foram observadas dificuldades de alguns desses profissionais recorrerem a seguros de invalidez temporária, pois existem cláusulas que isentam o pagamento por se tratar de pandemia.

A proposta da petição é objeto do Projeto de Lei 3.191/2020 que trata da isenção de pagamento de Impostos de Renda (IR) no ano base 2020/21, em virtude da atuação na pandemia, para os profissionais de saúde da linha de frente (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, etc.). Segundo o autor, a regra seria semelhnate ao apoio que soldados americanos que recebem quando vão para a guerra, e que seria um incentivo semelhante para “levantar a moral da tropa“! 

A petição online conta com mais de 82 mil assinaturas e na câmara pouco mais de 200 apoios ao Projeto de lei em questão. Apenas 0,24% dos apoios do peticionamento no site não oficial.

Acesse aqui a petição.

Isenção do Imposto de Renda 2020/21 para profissionais de saúde da linha de frente