A Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência criou o abaixo assinado para conseguir pressionar o Congresso para derrubar os vetos ao PLP 135/2020, que previa a liberação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que é o principal instrumento de financiamento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil. Segundo os autores do abaixo assinado, os vetos alteravam completamente o projeto original e permitiam o contingenciamento de 90% das verbas.

Em um momento de crise sanitária, econômica e social, privar recursos para apoiar as universidades, institutos federais e instituições de pesquisa, impede a pesquisa de vacinas, tratamentos e análises de cenários fundamentais nesse processo. Os autores reforçam que a liberação de recursos do FNDCT é essencial no apoio à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico no combate ao coronavírus.

Com mais de 131 mil assinaturas, a petição se juntou ao advocacy e  pressionou o parlamento que derrubou os vetos e permitiu o desenvolvimento de pesquisas como as de novas vacinas e códigos genéticos do coronavírus.Acesse aqui a petição: https://www.change.org/p/senadores-pela-derrubada-dos-vetos-ao-fndct

Pela derrubada dos vetos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)