Desde o início da pandemia de Covid-19, já existiam debates com relação à vacinação. O início da vacinação trouxe esperanças para muitas pessoas. Com isso, diversas campanhas favoráveis à vacina se espalharam por todo país. Contudo, desde o princípio, alguns grupos da sociedade se mostraram contrários por diversas razões, não só os apoiadores do presidente Bolsonaro replicam o seu negacionismo, como outros que expressam desconfiança com o curto prazo para elaboração da vacina e/ou os que são contra os testes de vacinas em animais. Nesta página, trazemos campanhas de vacinação contra e a favor da vacinação.

A “Vacina para Todas e Todos” é uma rede solidária que tem como objetivo arrecadar assinaturas de e-mail para pressionar os senadores pela aprovação do projeto que permite a fabricação de vacinas por qualquer laboratório, aumentando a oferta e diminuindo o seu custo.

Na página da organização há um local onde o visitante pode colocar seu nome e encaminhar um e-mail automático para os atuais 81 senadores em exercício. Acesse aqui.

Diversas organizações, como o Observatório Covid-19, ABRAJI, PURPOSE, dentre outras, lançaram novo portal a respeito das vacinações contra COVID-19, chamado “Caixa Aberta”. O portal nasce com dois objetivos: informar e pressionar.

No portal, é possível encontrar diversas informações sobre a vacinação, até o momento. Além de poder assinar a carta aberta ao Ministério pela transparência nesse processo. Acesse aqui.

O consórcio de imprensa – formado pela TV Globo, G1, GloboNews, O Globo, Extra, O Estado de S Paulo, Folha de S Paulo e Uol – iniciou a campanha Vacina Sim para conscientização sobre a importância da vacinação. O grupo realiza, ainda, a contagem independente da quantidade de pessoas vacinadas.

As mobilizações a favor da vacina foram muito importantes nas mídias sociais, especialmente ao longo do ano de 2021. É o caso do tuitaço convocado por várias entidades e pessoas públicas no dia 24 de fevereiro de 2021, que utilizou a hashtag #VacinaParaTodosJá. Vejam também a live da Campanha Vacina para Todos Já.

Lançamento da Campanha Mais Vacinas – Soberana, idealizada por diversas entidades. A campanha tem como objetivo incentivar a aquisição da vacina cubana Soberana 02 e reforçar a imunização no Brasil, entendendo a dificuldade de um laboratório só produzir vacinas para exportar para vários países. Essa vacina inicia seu ensaio clínico da fase III no mês de março de 2021.

O lançamento da campanha será feito numa live via YouTube, no dia 01/03 às 18h.

No dia 18 de fevereiro de 2021, a Coalização Negra Por Direitos realizou atos em 28 cidades do país, sendo 18 capitais. A Coalização Negra Por Direitos é formada por mais de 200 entidades, as quais, no dia das mobilizações, protocolaram ofícios exigindo aos governos federal, estaduais e municipais medidas de combate à miséria, da segurança alimentar da população negra e periférica, além da garantia da vacinação em massa e do fortalecimento do Sistema Universal de Saúde (SUS).

Um coletivo de voluntários e voluntárias criou a plataforma https://www.vacinadxs.com/, com o intuito de ajudar a campanha pela vacinação. Em vídeos curtos, pessoas que já foram imunizadas fazem um relato da sua experiência. Como dizem os próprios organizadores: “Com narrativas espontâneas e autênticas, queremos celebrar o início da imunização e ampliar as informações para todos aqueles que se veem inseguros ou ansiosos em relação aos efeitos das vacinas”. São indivíduos de vários lugares do país, que tomaram os diferentes tipos de vacinas e fazem um apelo para que todo mundo se proteja.