Durante a pandemia, movimentos sociais tiveram que enfrentar novos desafios para expressar suas críticas e denúncias e apresentar propostas de transformação social à sociedade e às autoridades públicas. Com as restrições à aglomeração social e a encontros face-a-face, movimentos inovaram com novas formas de protesto e manifestação online, ao mesmo tempo em que continuaram a organizar atos presenciais.
Nesta página, apresentamos uma seleção de exemplos de campanhas e mobilizações que se orientaram para denunciar ações governamentais frente à pandemia (ou a falta delas) e para galvanizar apoio político e social para propostas alternativas de enfrentamento à pandemia.
Nesta página apresentamos eventos, mobilizações e ações voltadas à preservação da memória e respeito ao luto das famílias de pessoas vítimas da Covid-19, bem como iniciativas de grupos diversos que buscam justiça e reparação para as vítimas e seus familiares.
Nesta página apresentamos ações, eventos, manifestações, pressões e parcerias com movimentos sociais para a sociedade civil se fazer presente nos debates legislativos diante do fechamento do Congresso em virtude da pandemia.
Em parceria com o grupo de pesquisa NEPAC (Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva), da Unicamp, foram coletados manifestos públicos escritos por distintos setores da sociedade civil no contexto da pandemia de Covid-19.
Juntar forças e mobilizar movimentos sociais e comunidade contribuiu para consolidar mecanismos de campanhas em divhrsos meios para garantir recursos e formas de contribuir para salvar vidas. Aqui agregamos ações que unem atos políticos e solidariedade para ajudar no combate à pandemia.
Em um primeiro momento, a pandemia levou à diminuição dos protestos de rua. Isso não significou, no entanto, o fim da mobilização. Outras formas de protesto emergiram ou foram intensificadas. A partir de maio, houve a retomada de protestos de rua em vários países e muitos vincularam a pandemia a questões como racismo e desigualdade.
Desde o início da pandemia de Covid-19 já existiam debates com relação às vacinas. O início da vacinação trouxe esperança e diversas campanhas favoráveis à vacina se espalharam por todo país. Contudo, grupos contrários por diversas razões, também criaram ações. Trazemos campanhas de contra e a favor da vacinação.
EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA VIDA
A campanha #BrasilpelaDemocracia #BrasilpelaVida reúne mais de 70 organizações entre entidades, centrais sindicais, movimentos sociais, articulações pró-democracia e organizações não-governamentais.