Conheça algumas das análises produzidas pelos movimentos sociais

Nesta página apresentamos algumas análises, pesquisas e estudos produzidos por organizações não governamentais, associações, coletivos e grupos de diversos movimentos sociais envolvidos no combate aos efeitos da pandemia de Covid-19.

Em fevereiro de 2022 foi publicado o Relatório Sementes 2021: situação dos/as defensores/as de direitos humanos no Brasil”, uma iniciativa de várias organizações da sociedade civil que formam o Projeto Sementes de Proteção. O relatório traz entrevistas com 33 lideranças, que apresentam seus depoimentos sobre como foi o enfrentamento da pandemia. Mais informações sobre a publicação podem ser encontradas aqui.

O coletivo Desenrola e Não me Enrole fez um artigo mostrando várias iniciativas que estão sendo realizadas nas periferias de São Paulo no combate à COVID-19. As ações iniciaram tendo em vista a falta de apoio do poder pública para as comunidades que não podem atender ao “fique em casa”. A proposta dos grupos é fazer uma comunicação voltada para as periferias, com mudança de narrativas e instruções que atendam à sua realidade para proporcionar informação e conscientização aos moradores das periferias.

Nota técnica da campanha Renda Básica que Queremos, assinada por 162 organizações e movimentos, apresenta uma lista de 20 obstáculos à devida implementação da Renda Básica Emergencial. Consulte a nota aqui.

Artigo de Laércio Portela apresenta várias iniciativas de comunicação popular e mobilização nas periferias de Pernambuco: “A proliferação da desinformação nas redes sociais tem sido um dos principais problemas enfrentados por quem está na ponta, nos territórios, fazendo comunicação direta com as comunidades”. Continue lendo no site do Marco Zero, aqui.

Imagem: Coletivo Pão e Tinta

“Desde que coronavírus aterrissou no Brasil, várias organizações da sociedade civil, ativistas e lideranças comunitárias estão se mobilizando para atuar nas favelas e proteger as pessoas mais vulneráveis da pandemia. Eliana Sousa Silva, fundadora da ONG Redes da Maré, que atua há décadas no Complexo de Favelas da Maré, sobretudo nas áreas de Educação e Segurança Pública, é uma dessas lideranças que vem estruturando ações de enfrentamento ao coronavírus.” Em entrevista Eliana debate esses aspectos. Leia aqui.

Artigo publica na Folha de S. Paulo, elaborado por Celso Athayde (CUFA), Preto Zezé (CUFA) e Edu Lyra (Gerando Falcões), destaca o agravamento da pandemia e o trabalho de duas das maiores organizações com atuação nacional nas periferias brasileiras.

No artigo, demandam medidas urgentes pelo poder público visando a preservação de vidas nas periferias brasileiras e o combate ao coronavírus. Para eles, a disputa ideológica, neste momento, está fora de lugar. É preciso uma coalizão política, social e empresarial para vencer a Covid-19.