Campanha Vamos Precisar de Todo Mundo

“Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade ao povo brasileiro, articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. O objetivo da campanha é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de solidariedade, para que mais gente possa participar e colaborar da forma como puder. Acesse aqui.


Ação Mãos Solidárias completa 100 dias em Pernambuco

Ao longo de mais de 100 dias de mobilização com a campanha Mãos Solidárias, foram arrecadadas doações que beneficiaram milhares de famílias em várias cidades de Pernambuco. Por meio do Marmitas Solidárias, foram distribuídas 200 mil refeições à população de rua, produzidas cerca de 20 mil Máscaras Solidárias, além de milhares de cestas básicas e mais de 50 toneladas de produtos da Reforma Agrária Popular. Movimentos sociais do campo à cidade, sindicatos, associações e voluntariado têm construído, mão à mão, uma rede de solidariedade que tem beneficiado as comunidades mais vulneráveis durante a pandemia da COVID-19. Leia aqui.


Petroleiros e agricultores preparam doação de alimentos e gás em Curitiba e Araucária

A união entre petroleiros e agricultores vai resultar em uma ação de solidariedade a famílias em situação de vulnerabilidade da periferia de Curitiba e Araucária. O objetivo era distribuir 400 cargas de gás de cozinha, adquiridas por meio de uma campanha junto aos petroleiros da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), e 15 toneladas de alimentos frescos, doados por camponeses e camponesas da reforma agrária de cinco municípios, e por produtores familiares de São José dos Pinhais. Leia mais aqui.


Memorial Vagalumes

Vagalumes se forma como rede de voluntários, com o objetivo de prestar homenagem aos mortos e solidariedade às famílias dos povos indígenas afetados pela Covid-19 no Brasil e em países vizinhos. Acesse aqui.


Monitor das doações

Site informa a evolução semanal de doações realizadas para minorar o impacto da Covid-19. Elas podem ser visualizadas por tipo de doador (empresas, campanhas, indivíduos). É possível conhecer campanhas de doação e também doar para a ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), instituição responsável pelo monitoramento.



Edital de apoio local nas periferias

O Fórum Nacional de Reforma Urbana publicou o resultado do edital para iniciativas de apoio local nas periferias. Mais de 250 propostas importantes e impactantes se inscreveram. Com o apoio oferecido, o FNRU espera fortalecer a luta dos territórios e famílias nas diversas cidades brasileiras frente aos impactos econômicos e sociais gerados pelo COVID-19, assim como possibilitar a prevenção e conscientização para resguardar a população que vive nos bairros e periferias.


Orientação para comunidades periféricas

O Documento desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e pela Associação de Medicina de Família e Comunidade do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ), tem como objetivo orientar a população das comunidades e periferias de todo o Brasil sobre a importância da prevenção da COVID-19 com dicas viáveis de acordo com a realidade vivida pelas pessoas que sobrevivem às condições de vulnerabilidade.


Comitê Popular em Defesa do Povo contra o Coronavírus

O Comitê Popular em Defesa do Povo e Contra o Coronavírus é uma iniciativa organizada por diversos Movimentos Sociais, Sindicatos, Associações, Organizações Não Governamentais e Centrais Sindicais, além de pessoas que não estão inseridas diretamente nesses movimentos. O Comitê atua no município de Porto Alegre e é integrado por movimentos do Rio Grande do Sul. Há um grupo da mobilização no Facebook, onde é possível conferir as medidas emergenciais defendidas.