Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé

A Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé , organização da sociedade civil criada em 1992 em Rondônia, criou uma página, explicando a importância de ajudar os povos indígenas a enfrentar a pandemia:

“Por conta da pandemia do Novo Coronavírus, a situação dos povos indígenas, que já era muito difícil, ficou ainda pior. Muitas aldeias dependem da venda de seus produtos (farinha, castanha, café, artesanato, etc), e esse comércio foi prejudicado ou, na maioria dos casos, totalmente parado. Além disso, muitos indígenas que recebem algum tipo de benefício como Bolsa Família ou Aposentadoria estão sem sacar esses valores porque agora evitam ir para a cidade. Vale lembrar ainda que o sistema imunológico dos indígenas é diferente das demais populações porque seus corpos não estavam ou estão acostumados com muitas doenças. Para agravar a situação, na maioria dos casos, o acesso à saúde é mais difícil para os povos da floresta, que historicamente foram massacrados por enfermidades antes desconhecidas e agora correm risco de genocídio”.

Além dos dados bancários da Kanindé, a página também oferece uma lista de outras opções – outras organizações e iniciativas de ajuda para os povos indígenas.

Amazônia
Amazoniza-te!

A proposta da campanha Amazoniza-te é  ser uma prolongada e urgente ação que articule as Lideranças dos Povos Indígenas, a

Leia mais »