A pandemia criou a necessidade de adaptar nossas formas de comunicação e de mobilização. É uma crise singular em comparação com períodos anteriores, pois teve em contrapartida as infinitas possibilidades que o mundo virtual oferece. Uma das principais formas de comunicação, mobilização e  debate utilizadas pela sociedade civil nesse contexto foram as chamadas “Lives”, que se popularizaram a partir de abril de 2020. Esta página apresenta alguns exemplos das mais de cem lives mapeadas pelo Resocie. Selecionamos apenas aquelas que contaram com a participação de atores da sociedade civil para debater algum aspecto da pandemia.

O Centro de Educação e Assessoramento Popular apresenta nesta live o estudo “O impacto da Covid-19 na ação dos movimentos sociais populares”. O material é fruto de entrevistas realizadas com dirigentes de 23 organizações brasileiras com o objetivo de compreender de que forma a pandemia do coronavírus impacta nas ações politico-organizativa e político-educativa dos movimentos sociais. Acesse aqui.

“A residência artística da CAL/UnB e OEI diferencia-se de outras por acontecer dentro da universidade. Assume-se como um espaço de diálogos e de interações, discussão das artes e produção crítica. Focada no estímulo às artes latino-americanas e africanas desenvolve programas in loco desde 2017, tendo já realizado três residências internacionais. Este ano, no dia 22/09/2020 realiza a sua primeira residência online que resultará numa ação performática”. Veja aqui.

https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=630115217870554

A descrição desta live argumenta: “O Brasil não sabe, até agora, quantas pessoas em situação de rua foram contaminadas e morreram pela covid-19. Neste grave contexto, pessoas, movimentos e entidades que pautam a violação de direitos para pessoas que não possuem um teto para morar se somam à Campanha Despejo Zero nacional, com o lançamento da “Campanha Despejo Zero e a população em situação de rua”. Veja por aqui o debate do dia 02 de outubro de 2020, organizado pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.

A live, realizada no dia 06/10/2020, foi um momento de discussão e aprendizado sobre a região Lagunar de Maceió. Para essa roda de conversa foram convidados (as) Rogério Dyaz, artista, fundador do Coletivo Quintal Cultural e do Movimento dos Povos das Alagoas ; Vanessa Santos, representante da Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras – Coopmaris ; Samuel Scarponi, representando o Comitê dos Povos das Lagoas e Luciene Costa, representando o Erê. A roda será mediada por Mônica Nascimento, representante do Coletivo de Apoio às trabalhadoras e aos trabalhadores – CATT.

Veja na integra por aqui.

A Associação Brasileira de ONGs (ABONG), em parceria com a FASE, o NEPAC/Unicamp, o NETSAL/UERJ e o RESOCIE/UnB, realizou no dia 13 de outubro de 2020 um debate virtual com diversos convidados, a partir do tema “Mapeamento de ações emergenciais de incidência da sociedade civil na pandemia”. Acesse aqui.

Debate mediado pela conselheira da Gestão do XVI Plenário do CRP SP, Ione Xavier, no dia 5 de abril de 2020, com a participação da psicóloga Carolina Duarte, que integra a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), e os psicólogos Leandro Fonseca, professor do curso de Psicologia da Universidade de Sorocaba, e Marcio Farias, membro do Núcleo de Estudos Trabalho Ação Social (NUTAS – PUC-SP). A live debateu o conceito de necropolítica, cunhado em 2003 pelo filósofo camaronês Achille Mbembe, que discute como governos decidem quem viverá e quem morrerá e de que maneira viverão e morrerão. Acesse aqui.

Live promovida pelo Conselho Regional de Economia-MG, realizada no dia 09 de julho de 2020 com o tema “Desigualdades sociais em tempos de pandemia”, contou com a participação de Gustavo Agiar, Tania Teixeira, Emmanuele Silveira, Gelton Coelho e Bruno Lazzarotti (coordenador do Observatório das Desigualdades Sociais). É parte das atividades do Projeto Economia para Todos, que, além de lives semanais, oferece cursos e, durante a pandemia, promoveu uma campanha contra fake news. Acesse aqui.

Live realizada no dia 19 de maio de 2020 para discutir o tema “os desafios dos movimentos sociais em tempo de pandemia: o que fazer?” Proposta pelo Grupo Animação Cultural, a live contou com a participação do Professor de história e Dirigente do PT-JP Josenilton Feitosa, Marcos Oliveira, professor de Gestão Pública e Edson Gomes, ativista social. Acesse aqui.

O canal Fórum do Amanhã, criado em 2015, promoveu um debate com três ativistas na live realizada em 17 de julho de 2020. Bruno Capão (Capão Redondo-SP), Kdu da Favelinha (projeto Lá da Favelinha) e Roger Koeppl (cooperativa You-Green) conversaram sobre suas iniciativas na terceira Live do Fórum do Amanhã. Acesse aqui.

Na décima-quinta live promovida pelo “Morhan na Quarentena”, em 11 de junho de 2020, foi feito um debate com ativistas organizados em movimentos sociais de várias partes do país sobre como enfrentar questões que já eram graves antes da pandemia e agora estão ainda mais urgentes. Live contou com a participação de Altamira Simões – Conselheira Nacional de Saúde / Rede Lai Lai Apejo / Educadora Popular de Saúde e Psicóloga, Ana Lucia – Representante da Superando o Lúpus no Conselho Nacional de Saúde e presidente da Grupar/Encontrar, Darcy Costa – representante do MNPR- Movimento Nacional da População em Situação de Rua – SP, Moyses Toniolo – Conselheiro Nacional de Saúde e integrante da Articulação Nacional de Luta contra a Aids (Anaids) e da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids e Getulio Vargas Jr. – Presidente da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) Acesse aqui.

A plataforma Cidades em Movimento promoveu, no dia 19 de de agosto de 2020, um bate-papo sobre as estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus protagonizadas por coletivos, organizações e movimentos sociais na favela de Manguinhos. Também foram abordados os desafios relacionados à insegurança alimentar no contexto da pandemia de Covid-19. O encontro contou com a participação de: Márcia Corrêa e Castro, da Coordenação da Campanha se Liga no Corona; Taís Ariza, nutricionista Ensp/Fiocruz; Jussara Rafael Ângelo, da Coordenação da Ação Social Solidariedade em Manguinhos e Paloma Gomes: Voluntária no coletivo Manguinhos Solidário. Acesse aqui.

Pensando na intensificação das vulnerabilidades pela pandemia do coronavírus, a Associação Justiça e Direitos Humanos – JusDh lançou, nesta live realizada no dia 13 de abril de 2020, a campanha Justiça pelos Direitos Humanos. A Campanha é um espaço para refletir sobre outro Sistema de Justiça – uma Justiça pela defesa dos direitos humanos. Acesse aqui.

A Campanha de Solidariedade Periferia Viva organizou uma live no dia 3 de agosto de 2020, para debater os profundos impactos da pandemia para as mulheres, dentro e fora de casa. O encontro contou com a participação de Débora Diniz, antropóloga professora da Universidade de Brasília, e Isis Menezes Táboas, da Consulta Popular. Eliane Martins, coordenadora da Campanha, coordena o debate. Na apresentação, ela argumenta, sobre o tema do uso das mídias sociais pelos movimentos: “a gente está aqui também meio jovens nessa história de Internet, então somos um pouco atrapalhadas ainda, porque a nossa praia não era essa virtual, a nossa praia era – ainda é – a presencial… (estamos) aprendendo a lidar com esse espaço” (minuto 10).  Acesse aqui. Para assistir outras lives organizadas pela Campanha, veja a página do Facebook.

Para inaugurar a série de Conferências intituladas de “Reflexões sobre o Brasil em Tempos de Pandemia”, o MST discutiu, no dia 15/10/2020, o tema da soberania alimentar. Os participantes foram: Maria Emília Pacheco, antropóloga, assessora da FASE e ex-presidenta do Consea, Letícia Sabatela, atriz, Bela Gil, culinarista e apresentadora de televisão, Luís Inácio Lula da Silva, ex-presidente, José Graziano da Silva, agrônomo, professor e ex-presidente da FAO, e João Pedro Stedile, da Coordenação Nacional do MST. Acesse aqui.

Realizada em 17 de abril de 2020, o episódio do “Café com MST” conversou com o ex-presidente Lula, o músico Chico Buarque, o deputado federal (PT-SP) Alexandre Padilha, a dirigente da Contraf Brasil, Elisangela Araújo, e o presidente da CONTAG, Aristides Veras. A mediação foi de João Pedro Stedile e João Paulo Rodrigues, dirigentes nacionais do MST. Acesse aqui.

Este debate, realizado em 21 de junho de 2020, discutiu as ações que as/os psicólogas/os e movimentos sociais estão desenvolvendo nos territórios. Conta com a participação de Andrea Arruda (psicóloga, membro dos coletivos Periferia Segue Sangrando e Escola Feminista AbyaYala), Rodrigo Silva Santos (Coordenador estadual da Rede Emancipa de Movimento de Educação Popular) e Glória Maria (jornalista e produtora audiovisual e produtora da batalha do Paraisópolis). Acesse aqui.

A oitava live promovida pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, realizada no dia 1 de setembro de 2020, discutiu o tema “Os movimentos sociais, as lutas sociais e a solidariedade de classe”. Expositoras e expositor: Marina dos Santos – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) -Rud Rafael – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) -Josi Costa – Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Acesse aqui.

A segunda live do Laboratório de Relações de Gênero e Família – LABGEF, realizada no dia 14 de julho de 2020, teve como tema “Movimentos sociais na pandemia: experiências de Florianópolis, Lisboa e Sevilha”, com mediação de Francisco Canella e participação dos/as docentes: Francisco José Cuberos Galhardo (Universidade de Sevilha, Espanha. Assembleia de Alcalá), Simone Frangella (Universidade de Lisboa, Portugal. Grupo Chão), Elisa Jorge (Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLU. BrCidades, SC). Acesse aqui.

Para falar sobre a questão da desigualdade e a pandemia, a live semanal organizada pela Oxfam-Brasil em 11 de junho de 2020 convidou dois especialistas. A primeira convidada foi Anielle Franco: Escritora, professora e mestra em jornalismo e inglês pela Universidade de Carolina do Norte (EUA). É diretora do Instituto Marielle Franco. O segundo convidado foi Marcos Nobre, escritor, filósofo e cientista social, professor de filosofia na Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). A Live pode ser acessada aqui.

A quilombola Selma Dealdina, da Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais e Quilombolas (Conaq), e a ex-vice procuradora-geral da República, Deborah Duprat, conversaram sobre o tema “Desigualdades: Comunidades Quilombolas Frente à Pandemia”, no dia 14 de junho de 2020. A moderação ficou a cargo de Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil. Acesse aqui.

Como a pandemia de coronavírus pode impactar a vida nas periferias? O que o poder público tem feito para evitar que a vida já difícil de milhões de pessoas que já vivem em condições precárias seja ainda pior? A economista Laura Carvalho, autora do livro Valsa Brasileira, e o ativista Renê Silva, fundado da ONG Voz das Comunidades (do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro) discutiram o tema com Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil, no dia 30 de abril de 2020. Acesse aqui.

Aconteceu no dia 07 de maio de 2020 a Live com o Coletivo Catarse, cooperativa que trabalha com produção cultural e mídia em Porto Alegre. A live tratou do tema da comunicação da sociedade civil durante a pandemia de COVID-19. O evento foi apresentado no canal da Witness Brasil e contou com a participação dos cooperados Bruno e Clementina. Acesse aqui.

Como a pandemia tem impactado os quilombos urbanos do Rio de Janeiro? Qual a importância desses espaços para preservar a memória e como ferramentas de resistência? Essas foram algumas das perguntas debatidas na live realizada no dia 05 de maio de 2020 com lideranças dos cinco quilombos urbanos do Rio de Janeiro, que também falaram sobre a situação dos seus territórios em tempos de pandemia: Luiz Sacopã (Quilombo Sacopã); Adilson Almeida (Quilombo do Camorim); Gizele Mesquita Martins (Quilombo Cafundá Astrogilda); Bárbara Guerra (Quilombo de Marambaia). Acesse aqui.